Setembro Amarelo - Os benefícios do Jiu-Jitsu no combate ao suicídio

04/09/2020
Você sabia que o Jiu-Jitsu pode combater a depressão?


Zeux fortalece campanha "Setembro Amarelo" de conscientização sobre a prevenção ao suicídio mostrando os benefícios da arte suave. 

No Brasil, o suicídio é considerado um problema de saúde pública e sua ocorrência tem aumentado muito entre os jovens, muitas vezes decorrente da depressão. De acordo com dados oficiais, em média 32 brasileiros tiram a própria vida por dia.
O Jiu-Jitsu, assim como outras artes marciais, é uma grande ferramenta para combater a depressão, ansiedade e tantos outros distúrbios, podendo ajudar bastante na prevenção ao suicídio.


Listamos abaixo os principais físicos, químicos e mentais que o Jiu-Jitsu proporciona ao praticante. 

Benefícios físicos

• A prática da arte suave ajuda bastante na perda de peso, pois é uma atividade de alta intensidade e proporciona grande queima de calorias, além de melhorar o condicionamento físico do praticante.

 • Desenvolve força, resistência, flexibilidade e aumenta o reflexo. Além disso, melhora muito a capacidade cardiovascular e respiratória de quem o pratica regularmente. 

Benefícios mentais

• A prática regular da arte suave ajuda bastante a combater o stress e a ansiedade, proporcionando bem-estar e paz de espírito. Por conta da socialização no tatame, é bastante eficaz contra a depressão, pois lá fazemos parte de uma nova família, criamos conexões e novas amizades. 

• Melhora ainda a condição de sono e estimula hábitos saudáveis que auxiliam no treino e no abandono de vícios.

Benefícios químicos

• Ao praticar Jiu-Jitsu, o cérebro do praticante secreta neurotransmissores como dopamina e a acetilcolina, que ajudam a consolidar as mudanças no mapa cerebral, melhorando a memória, aumentando a concentração e gerando neurônios fundamentais para o processo de aprendizagem.

 • Outro benefício para a mente do lutador é que o Jiu-Jitsu exige concentração e equilibro absoluto durante o seu treinamento. Os estímulos que a prática da arte suave oferece são de grande importância e tornam as pessoas que o praticam menos ansiosas e aptas a tomar decisões em situações de stress. Sendo assim, os ganhos nas áreas cerebrais são inúmeros. 

Como visto, os benefícios do Jiu-Jitsu vão além do tatame e com certeza fazem muita diferença em nossas vidas. 

Vamos, juntos, fortalecer a campanha de conscientização sobre a prevenção ao suicídio com a nossa maior arma: a arte suave! 

Oss, somos Zeux!

Zeux for Legends | @usezeux
Desenvolvido por Webnode
Crie seu site grátis! Este site foi criado com Webnode. Crie um grátis para você também! Comece agora