Por que lavar frequentemente o kimono?

09/07/2020

Muito já foi debatido sobre este tema, antes mesmo da pandemia que estamos vivendo. Porém, sempre, com uma abordagem técnica sobre a preservação do kimono.

Hoje vamos falar da atenção a higiene do seu kimono, que, ao ser lavado, reflete não só em sua preservação física, mas no cuidado ao próximo.

É fato que, após o surgimento e expansão do Coronavírus, o mundo passou a vivenciar algo sem precedentes, e que nada será igual como antes. Com tudo que estamos acrescentando para manter nossa saúde contra o possível contágio - como álcool em gel, o hábito de sempre lavar as mãos, uso de máscara ao sair, entre outros - lavar diariamente o kimono, pra quem já não o fazia, se torna algo imprescindível. Isso deve ser feito não só pela preservação física deste, mas como uma forma de cuidado ao próximo, pois sabemos que bactérias e vírus podem se fixar no tecido e, caso o kimono não seja higienizado, o dono deste, além de não livrá-lo de sujeira, põe em risco todos do tatame.

Assim, aqui vai uma série de atenção e dicas de cuidado com seu kimono e, consequentemente, quem está ao seu redor:

  • Lave seu kimono assim que chegar do treino. Primeiro que ajuda a manter a forma e cores originais. E, caso não higienizado logo, o suor ao secar fixa no tecido, deixando mau cheiro. Se você não tiver tempo de lavar assim que chegar em casa, pelo menos abra-o e ponha pra secar o suor e, quando puder, lave-o.
  • É interessante que se tenha mais de um kimono para não precisar lavar todo dia o mesmo kimono, fazendo uma variação, lavando um em um dia, e, no outro dia, outro kimono.
  • Lave seu kimono em água fria, pois a água quente pode acelerar que este desbote e encolha mais.
  • Use sabão neutro ou de coco para lavar seu kimono.
  • Dica exclusiva: ao lavar seu kimono branco, se este estiver ficando com um tom amarelado, acrescente bicarbonato de sódio ou um removedor de manchas (ex. Vanish) acrescido do sabão neutro, para manter a cor branca.
  • Dica exclusiva 2: para melhor preservar a cor de seu kimono preto ou azul, lave-o de preferência a mão, com sabão neutro. Ajudará a retardar o processo de desbotamento de cor.
  • Evite usar a máquina secadora para secar seus kimonos, pois prejudica a durabilidade de kimono, ressecando a fibra do algodão dele.
  • Ao secar seu kimono, não o deixe exposto diretamente à luz do Sol, pois irá ressecar também, diminuindo o tempo de vida útil e acelerando a perda da cor, uma vez que irá desbotar mais rápido.
  • Se não conseguir retirar uma mancha, deixe seu kimono de molho com água fria, sabão neutro e removedor de mancha por no máximo duas horas, para que não prejudique a integridade de seu kimono.

E lembre-se, ao higienizar seu kimono após os treinos e mantê-lo limpo antes de ir ao próximo treino, além de preservar a durabilidade e estética deste, você está cuidando de seus colegas de treino, não expondo-os a possíveis bactérias e vírus presos ao tecido do kimono por sua utilização no tatame.

E ai, gostou do tema? Tem mais alguma dica que gostaria de compartilhar também? Se sim, entra em contato conosco ou deixa um comentário aqui.


Oss, somos ZeuX. 

Zeux for Legends | @usezeux
Desenvolvido por Webnode
Crie seu site grátis! Este site foi criado com Webnode. Crie um grátis para você também! Comece agora