Novembro Azul e Atividade Física

11/11/2020

Novembro Azul: estamos juntos nessa causa!

A campanha Novembro Azul nasceu para alertar a população, principalmente os homens, sobre a importância do diagnóstico precoce do câncer de próstata - o de maior incidência no público masculino -, que, se descoberto no início, chega a ter 95% de chance de cura. A campanha também busca quebrar os grandes tabus que existem sobre o procedimento médico para diagnóstico da doença, já que ele ainda é visto com preconceito entre os homens.

O diagnóstico precoce é a chave para um tratamento de sucesso, principalmente porque na fase inicial o câncer não tem sintomas. Na maioria dos casos, os sintomas só aparecem em estágio avançado, dificultando a cura. Portanto, ter a consciência da importância de realizar exames para que a doença seja descoberta o mais cedo possível é fundamental, sendo que homens a partir dos 50 anos devem procurar o urologista anualmente para fazer exames preventivos.

  • Fatores de risco: O câncer de próstata apresenta alguns fatores de risco, como idade elevada (acima dos 50 anos); casos de câncer de próstata na família (pai, irmão); ser negro; apresentar sobrepeso ou obesidade.
  • Sintomas: Em muitos casos, o câncer de próstata é assintomático. Quando há sintomas, podem surgir dificuldade de urinar, aumento na frequência da urina, diminuição do jato de urina e presença de sangue no xixi. É importante destacar que esses sintomas também estão relacionados a doenças benignas da próstata.
  • Diagnóstico: A análise histopatológica de tecido da próstata permite o diagnóstico da doença. Esse exame é realizado após a detecção de alguma anormalidade por meio do exame de toque retal ou do exame de aumento do PSA. O exame de toque retal é realizado para avaliar se há alterações na glândula, como o tamanho, se ela se apresenta mole ou granulosa e se causa dor. O PSA é um exame de sangue que mede os níveis do antígeno prostático específico, que é produzido pela próstata. Uma concentração elevada dessa proteína pode ser indicativo da doença.
  • Tratamento:Cirurgia, radioterapia e tratamento hormonal podem ser indicados. O médico determinará a melhor forma de tratamento de acordo com cada caso.

EXERCÍCIOS FÍSICOS E O CÂNCER DE PRÓSTATA: PREVENÇÃO

A atividade física e o câncer de próstata estão relacionados quando se trata de prevenção, pois ter uma vida ativa e saudável é uma das melhores opções para prevenir diversas doenças e um dos hábitos mais importantes que podemos ter. Pesquisas indicam que a atividade física atua indiretamente na prevenção da neoplasia à medida que promove a redução de peso. A obesidade promove um desequilíbrio hormonal perigoso e um estímulo à progressão do câncer.

Os exercícios constantes promovem controle do peso corpóreo; desestimulam vícios; melhoram a saúde mental por meio de liberação das endorfinas; diminuem processos de inflamação celular; e estimulam a função imunológica. Mas atenção: O acompanhamento profissional é fundamental, pois quando inadequado, o exercício físico deixa de ser benéfico podendo oferecer riscos ao aluno/paciente. Da mesma forma, quando se inicia a prática durante o tratamento, o exercício contribui para um bom funcionamento do organismo deixando menos vulnerável a outras doenças que poderiam se instalar devido debilidade do mesmo. E também minimiza bastante os desconfortos e acelera o processo de reabilitação.

Por isso, devemos estar ativos durante toda nossa vida e nunca esquecer de fazer exames periodicamente, pois a melhor prevenção ainda está associada a uma dieta balanceada e visitas regulares ao urologista. Lembrando que a ausência dos sintomas não garante que não há problemas com a saúde do homem. Portanto, realizar os exames preventivos anualmente e ficar atento para mudar os fatores de risco que independem da genética é de extrema importância.

Tenha atitude, tenha consciência, se previna!

Estamos juntos nessa causa!

OSS!

FONTE:

https://globoesporte.globo.com/eu-atleta/saude/noticia/novembro-azul-praticar-atividade-fisica-diminui-o-risco-de-cancer-de-prostata.ghtml

https://blogeducacaofisica.com.br/novembro-azul-como-atividade-fisica-e-o-cancer-de-prostata-sao-aliados/

https://bvsms.saude.gov.br/ultimas-noticias/3351-novembro-azul-no-mes-de-conscientizacao-sobre-a-saude-do-homem-seja-heroi-da-sua-saude

Zeux for Legends | @usezeux
Desenvolvido por Webnode
Crie seu site grátis! Este site foi criado com Webnode. Crie um grátis para você também! Comece agora